sábado, 23 de outubro de 2010

"Brasil, meu Brasil brasileiro."

Ontem, eu fui no Copacabana Palace. Era para ser uma visita técnica, mas foi mais uma visita. Só.
Luxuoso demais, perfeito demais, muitos detalhes, cristais, talheres de prata, academia, piscina, spa, salão de beleza, sala de alongamento, dois restaurantes... até o elevador é maravilhoso.
Mas se houve alguma coisa que não gostei, foi de como a nossa Trainee -a moça que nos guiou pela visita- desvalorizou o nosso país. Não é culpa apenas dela, claro, mas tenho que destacá-la pois foi ela quem disse.
Contando sobre a história do hotel, ela começou a dizer que o Copacabana Palace foi feito para receber personalidades, da política principalmente. Então foram usados tapetes persas, mármores de não sei onde, por fim ela disse: enfim, tudo importado, tudo do bom e do melhor. Como se não bastasse, o restaurante Ciprianni, só serve o melhor da comida italiana. A pergunta que não quer calar é: Um turista que vem ao Brasil pra comer comida italiana, vai para onde em sua próxima viagem? Brasil ou Itália?
Não quero dizer que só porque estamos no Brasil devemos só ter restaurantes com comidas típicas, mas nós brasileiros temos essa mania de nos desvalorizar. De acharmos que tudo o que vem de fora é melhor.
O que nós mal sabemos é que não é verdade. No Brasil se encontram muitas coisas boas, exóticas. Pratos típicos que é o que a maioria dos turistas procuram.
É claro que lá fora, nós temos bons produtos, bons lugares, mas é hora de mostrarmos ao mundo que nós também temos coisas muito boas a oferecer.
Temos que aproveitar, que o Brasil está na moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário