quinta-feira, 29 de abril de 2010

Eu sei, nada vai mudar...

Mas tenho tanta coisa pra falar, sobre você, sobre mim, sobre nós. Tente me ouvir agora.
Pela última vez- NxZero

Não tenho como não agradecer por ter acreditado em mim todo esse tempo, mesmo que eu parecesse perdida, ainda existia alguém que acreditava em mim. Quando todos os outros diziam ao contrário.
É incrível saber que o tempo passa e mesmo assim quando falo com você, pareço estar em casa. Me sinto tão a vontade e tão segura. Obrigada por ter sido o meu porto seguro, quando eu precisei, meu abrigo quando eu estava ma chuva e meu guia quando eu não conseguia abrir os olhos.
Muito dizem isso, mas eu falo a verdade agora, que você sempre terá alguém se precisar. Eu vou estar pronta sempre que você me pedir socorro. Por todo esse tempo que quem te pediu socorro fui eu. E você prontamente veio.
Acredite, eu sou quem mais torce por você. E tudo o que eu espero é que todo o esforço e a determinação que eu vejo em você sejam recompensados, porque é o mínimo que você poderia merecer. Dono do meu maior orgulho, da minha admiração e da minha gratidão.

xoxo; Beatriz Cardoso.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Eu o declaro Culpado!

Como dizia o sábio Homer Simpson: "A culpa é minha, portanto eu a coloco em quem eu quiser" - Ou algo parecido.
E o mundo parece ser seguidor desta frase. Tantas vezes tentamos colocar a nossa culpa em alguém, seja por medo ou por orgulho, sempre arranjamos um jeito de nos livrarmos dela.
É interessante perceber que para cada erro que cometemos, sempre acusaremos alguém, que acusará outro alguém e assim sucessivamente. Até um ponto que a culpa será transferida pra Adão, o primeiro homem do mundo. - Tá exagerei, mas vocês entendem o que eu quero dizer, não é?
Eu não quero dar uma de politicamente correta e dizer que nunca coloquei a culpa que me pertencia em ninguém porque é errado e blá blá blá... Mas ás vezes, as coisas podem se resolver apenas se cada um parar pra pensar e admitir que em algum momento errou. Muitas brigas seriam evitadas, muitas lágrimas não seriam desperdiçadas e eu não estaria aqui agora escrevendo este post.
Como a esperança é a última que morre, eu realmente espero que ainda haja solução e que não façamos novas transferências de culpa a mais ninguém.
Eu espero. Há.

xoxo; Beatriz Cardoso.

domingo, 25 de abril de 2010

Viva a natureza?

Esses dias passei em Barra de São João, cidadezinha que, sem ser em época do carnaval, é pacata, tranquila, perto da natureza...E isso tudo me fez perceber que EU AMO A CIDADE GRANDE.
Não é por nada não, mas eu não nasci pra vida no campo, na roça, no interior, ou do que quiser chamar.
Barra de São João no carnaval é tudo de bom. Pessoas indo e vindo, música, praia. Mas fora do carnaval é tudo tão zen que me deu nos nervos. Onde estavam a agitação e a bagunça dos finais de semana carioca?
Por causa das chuvas, a cidade ficou infestada de mosquitos (?) e se eu não tivesse comido um pouquinho mais esse fim de semana, eles teriam me carregado! HAHA
O bom foi ter saído com minha prima pra Rio das Ostras -não tava lotado, mas até que deu pra curtir, rs- botar a conversa em dia e tudo mais.
O que eu aprendi com esse fim de semana? Que realmente felicidade é um fim de tarde olhando o mar, fugir da bagunça ás vezes é bom...Mas melhor ainda é estar de volta!

xoxo; Beatriz Cardoso.

sábado, 24 de abril de 2010

Aproveite a refeição.

Fiquei maravilhada em saber que no final das contas tudo se encaixou no meu jogo. Eu não poderia deixar de te agradecer por mais esta lição. Por reforçar quem eu sou.
É tão bom saber que quem foi passado pra trás foi você. E esse tempo todo você achando que fui eu. HÁ.
Esse tempo todo e você não se deu conta que minha vingança também poderia ser pra você e que a qualquer momento eu posso fazer valer a minha vingança.
Meu ditado preferido sempre foi "a vingança é um prato que se come frio."
Eu ainda verei você rastejando. Pode demorar dias, meses ou anos. Mas vai acontecer. Porque tudo que vai volta.
Como eu pude me rebaixar a isso? Eu sou tão superior a você. Agora que estou lúcida, eu percebo o quanto fui idiota em deixar acontecer mais uma vez. Mas como disse no começo, tudo fez parte do meu jogo.
Agora olhe em volta e veja que poderia ser você. Mas você preferiu ficar com as maçãs podres. Aproveite bem essa refeição.

xoxo; Beatriz Cardoso (:

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Deixe viver, deixe ficar, deixe estar como está!

Não sei porque as pessoas se importam tanto. Se não é por preocupação, então porque se metem? Por que não aguentam ver a felicidade do outro. Estão vendo como suas vidinhas são medíocres e querem tirar a felicidade de viver essa vida maravilhosa que nós temos.
Era tão bom quando a inveja não era algo para nos preocuparmos. Como eu queria voltar no tempo e não contar nada a ninguém. Porque as pessoas não sabem guardar nada. Na primeira oportunidade elas querem destruir você.
Mas -"HÁ"- eu rio. Porque nem assim. Nem assim. Não será hoje ou amanhã que vão tirar a felicidade de mim. Vocês não podem fazer isso, porque eu a conquistei. Corra atrás da de vocês e não tentem fazer com que a minha quebre.
Sempre haverá um jeito, um novo começo e eu estarei a postos toda vez que isso acontecer. Eu arrumarei um jeito de viver todos os dias.
Aquela história de viver os dias como fossem os últimos, vocês esqueceram, mas eu aprendi. Aprendi a lição cedo, mas aprendi. E depois que se aprende, é difícil esquecer.
Quem precisa de boa fama? Eu aguento ficar com só FAMA.
Estou só vivendo... Falem o que quiser.

xoxo; Beatriz Cardoso

quarta-feira, 21 de abril de 2010

"E dentro de você, existe o bem e o mal, e a escolha certa."

Pouco tempo pode ser demais pra quem sabe o que quer;
Pra quem respeita a vida e a si mesmo.
Bem ou Mal - NxZero

Essa semana, foram essas as palavras mais certas que eu ouvi.
Não sobre um assunto específico, mas para tudo. Todo mundo pensa: "Ah, mas tem pouco tempo!"
E daí que tem pouco tempo? Se sabemos o que queremos, então pouco tem será tempo demais.
Pra que esperar se a gente sabe o que quer? Nem sempre a escolha certa é aquela que pensamos horas e horas, e sim aquela que sai na hora, no improviso.

"Só é feliz quem sabe o que quer." ♪
Ah, eu estou feliz, feliz. HAHA

xoxo; Beatriz Cardoso.


terça-feira, 20 de abril de 2010

Virginiana,

Mulheres de virgem não são do tipo cheio de apegos e necessidades. É mais comum reconhecer nelas um grau assustador de capacidade e de eficiência. Uma vez que aceitou um amor como verdadeiro este amor estará acima de tudo. A mulher de Virgem tem suas próprias idéias e opiniões e uma profunda necessidade de comunicá-las. O principal dom da mulher de Virgem é sua inteligência, não sua capacidade de organização. Se você estiver procurando por uma dona-de-casa perfeita, é melhor procurar alguém de outro signo. Essa mulher irradia um ar misterioso que soará como: Mantenha-se à distância! Porém, significa: Bem-vindo, mas respeite meu espaço! Existe uma parte dela que é psicologicamente intocável. Ela faz do exercício de ser ela mesma uma arte. É uma criatura complexa, com muitas máscaras e disfarces. Aprendeu sua lição cedo, mesmo que seja só a realidade.
Os olhos dela são fontes de amor puro, quando ela sorri, ela ilumina a sala inteira com seu brilho. É melhor mantê-la, você nunca terá tanta sorte novamente.

-
Vi em uma comunidade e me descreveu tão bem que decidi postar.
xoxo; Beatriz Cardoso ;*

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Toda patricinha adora um vagabundo.

Estava eu -linda e bela- relembrando as músicas do Charlie Brown. Sem fazer mais nada além disso, fui dar uma olhadinha nas atualizações dos meus amiguinhos do orkut, rs, e vi que um deles adicionou uma nova comunidade. Vejamos a descrição da mesma:
-
"RELATOS DO HOMEM CERTO"
Você mulher provavelmente um dia se perguntou porque todos os homens são iguais e por que todos eles não valem nada. A resposta é simples demais, a culpa é em grande parte de vocês.
Não sei o motivo, mas é verdade que as mulheres têm o dom de escolher o cara errado, o mais safado, o mais escroto e o que da menos valor. Tudo bem quando escolhem esses e apenas ficam e não tem sentimento nenhum, o problema vem quando essas mesmas garotas se apaixonam. E sabe qual o pior de tudo? Geralmente esses caras são os seus primeiros amores. E sabe o que é mais ridículo do que isso? Em certo momento de uma relação seja namoro ou só ficar, dá pra perceber quando a pessoa te faz mal e mesmo assim elas insistem e insistem ao ponto disso durar tempo o bastante pra ser inesquecível.
Claro que não existirão só momentos ruins entre os dois e ela sempre irá se lembrar das coisas boas quando for terminar e mesmo que termine, muitas vezes voltará atrás, por levar em conta os anos que viveram juntos. Acertei até agora?
-

A comunidade só tem 104 homens! Ou seja, em milhões de pessoas do orkut, apenas -just, solamente- 104 homens são "certos". Em nome das mulheres do Brasil, eu queria lhes dizer que apreciamos os homens certinhos. É muito bom saber que ainda existem homens assim. Mas como diz o título do blog... Eu então. Sou fera no assunto. ¬¬

xoxo; Beatriz Cardoso.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

PUTÍSSIMA.

Se tem um estado de espírito que eu posso dizer que tomou o meu dia hoje foi o IRRITADA. Mas também poderia dizer COM RAIVA, ÓDIO, CANSAÇO, DESCRENÇA e PUTÍSSIMA.
Irritada, com raiva e ódio porque sempre eu que faço todos os trabalhos! Caramba, eu também tenho milhares de coisas para fazer, mas ninguém procura, ninguém está nem aí, ninguém se importa porque a babaca sempre fará tudo na mais perfeita ordem. Cansaço porque eu fiz muita coisa hoje e estou até agora procurando esta merda. E putíssima porque estou sozinha. Não houve nenhuma mão amiga pra ajudar. Muito obrigada mesmo pessoal. Eu entendi que vocês estão se divertindo em aniversários, dormindo e rindo por mim. Quanta solidariedade.

E hoje não tem beijo nenhum; Beatriz Cardoso.

Meus trecos, sai daqui.

Se tem uma coisa que eu mais detesto nessa vida -é sério- é que mexam nas minhas coisas. Existem coisas que por mais que as pessoas não entendam, são especiais. Mesmo que não pareçam ter tanto valor assim.
Quando eu era pequena -menor do que sou hoje- minha Vovó (*-*) me deu um travesseiro pequeno, que eu chamo carinhosamente até hoje de travesseirinho. Eu não deixo de dormir se estiver sem ele, mas ele é importante para mim sabe? Dormi com ele -precisei dormir com ele- muitos anos. E não admito que o tirem da minha cama, mesmo que eu não use mais.
Guardo coisas importantes em um caixa de madeira no meu closet. Coisas essas como conchas, cartas, objetos que ganhei, fotos e tantas outras coisinhas. De vez em quando vem alguém me perguntar se eu não quero jogar essas coisas fora. É claro que não. São importantes pra mim.
Acho que todo mundo tem alguma coisa que por mais velha ou antiquada que seja, lembre algum momento ou alguém. E não sei pra vocês, mas pelo menos para mim, essas coisas valem mais do que dinheiro.
Então por favor, são os meus trecos, saiam daqui. rs

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Faltou o sal.

Imagine: Você está morrendo de fome, chega em casa e encontra um prato de batatas fritas quentinhas. Você morde, mas a batata está sem sal. Fica super sem graça e mesmo com muita fome, a batata não vai ter o mesmo gosto maravilhoso que só batatas fritas sabem ter se não tiverem sal.
Assim é com as pessoas. Pessoas lindas. Moreno, alto, forte, bonito e sensual...mas sem sal. A menina loira dos olhos azuis...mas sem sal. Eu quero saber o que adianta ter tudo perfeito mas a graça passar longe?
Eu conheço várias pessoas que são maravilhosas, mas se tão sem graças que são, acabam se tornando normais.
Minha ex-professora de teclado -é, eu já fiz aula de teclado- que era assim. Ela era linda, mas faltava alguma coisa, sabe?
Falta a estas pessoas aquela pitadinha de sal da batata frita.
Ah caramba, vamos salgar isso aê, vamos?

terça-feira, 13 de abril de 2010

Na base do beijo ♪

O dia mais esperado do ano é hoje -tá, nem tanto, muita gente nem sabe que existe- mas que o dia é muito divertido, isso ninguém pode negar.
Porque você pode sair beijando todo mundo.. êê! \O/
Estava só brincando gente, não saia por aí beijando todo mundo -até porque você pode pegar sapinho- mas pelo menos dê um beijo em quem você goste *-*

Feliz dia do BEIJO.
MUUUUUUUUITOS beijos a todos ;*

xoxo; kisses; beijos; besos; Beatriz Cardoso.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Pode levar, não preciso da mudança.

Durante mais ou menos umas quatro semanas eu vinha mudando. Eu mesma percebi isso, não precisou ninguém me falar -e ninguém me falou. Mas eu vinha com umas ideias que eu não tinha antes, vontades que haviam se perdido no passado querendo voltar. Eu estava tentando mudar para melhor sei lá. Larguei coisas que "não prestam" e não estava com vontade de sair.
Algumas de minhas últimas postagens no blog não me deixam mentir. As ideias opostas estão lá pra provar isso.
Aí quando eu vou achando que estou me tornando melhor eu percebo que não é assim. Que todo o erro do passado não iria voltar agora, eu não vou sofrer tudo aquilo outra vez.
Do que adianta eu me tornar uma pessoa melhor aos olhos dos outros se isso não será o melhor para mim? Então é isso? Claro que não.
Me devolvam meus sonhos, me devolvam minha teimosia, minhas manias, meus porres de tequila, a minha auto-confiança e meu coração de pedra. Eu estava -é estava mesmo, mas vou voltar a estar- muito feliz assim.

domingo, 11 de abril de 2010

O homem perfeito!

Quando eu era mais nova eu sonhava que iria me casar com o homem perfeito! Ele teria que ser do jeito que eu gostasse, nós nunca brigaríamos, ele faria minhas vontades, teria todas as qualidades que eu sempre sonhei... Bonito, comunicativo, romântico, fiel... Aí eu cresci -só um pouco, mas cresci- e comecei a me relacionar com os homens. Fui vendo que cada um deles tinha algo que eu gostava -ou não- mas nenhum deles era perfeito.
Às vezes era bonito, mas um tremendo babaca que só pensava no presente, sem nenhuma visão de futuro e crescimento. Às vezes não é tão bonito, mas é tão interessante que qualquer padrão de beleza se torna irrelevante.
Muitas vezes ele é romântico e companheiro, mas não é fiel. Ou é fiel e vocês não combinam.
Tem também aquela famosa lei do L. Onde homens baixinhos que são em sua maioria discriminados, podem possuir um poder -se é que me entendem- maior do que homens altos.
E assim vai... Depois que cresci -há- passei a pensar em que coisas eu quero priorizar, não para achar o homem perfeito, mas o meu homem.
Até porque também não existem mulheres perfeitas -entendem isso homens do meu Brasil- só que a prioridade deve ser alguém que nos faça feliz.
Falando em meu homem, se alguém quiser se candidatar meu telefone é ... kkkk -PIADINHA.

xoxo; Beatriz Cardoso.

sábado, 10 de abril de 2010

I'm like a bird ♪

"I'm like a bird, I'll only fly away
I don't know where my soul is, I don't know where my home is
All I need for you to know is[...]"

I'm like a bird - Nely Furtado.

Me caiu como uma luva. Acho que é só isto que tenho pra dizer hoje.

xoxo; Beatriz Cardoso.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O que é o amor?

Eu sinceramente não sei o bicho que mordeu as pessoas essa semana. Porque muita gente veio me perguntar -logo para mim, senhor!- o que é o amor.
A minha resposta na lata foi: O amor é uma coisa que faz a gente sofrer.
Ficamos vulneráveis, mais sensíveis, pensamos na pessoa o dia todo...AAAA que saco!
Mas essa semana eu revi todos os conceitos que eu tenho sobre o amor.
Muito mais complexo do que qualquer matemática, o amor confunde a gente de uma forma inexplicável, porém sentimos falta dele. Sentimos falta da idiotice que toma conta da gente quando estamos apaixonados...Mas mesmo não admitindo, temos medo de amar e quebrar a cara de novo. Temos medo de nos entregar a outra pessoa e esta não corresponder, temos medo de mostrar quem nós realmente somos, sem aparências, descobrirmos no final de tudo que não valeu a pena e que essa nudez da alma nos deixou sem saber o que fazer.
Escutamos histórias de pessoas e acumulamos as nossas história e cada vez mais vamos nos colocando em posição de guarda para qualquer movimento suspeito.
Excepcionalmente essa semana, eu quero provar pra mim mesma que o amor não é só algo que faz a gente sofrer. -Como eu vou fazer isso, não sei.
Falando sério: Antes de sair por aí perseguindo e atirando pedras no coitadinho do cupido, reveja suas ideias. Você pode estar perdendo um grande amor.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Chega de piadas por hoje. pf*

Eu desejei não estar aqui agora, mas não funcionou.
A única oportunidade que eu tive de tentar abrir o que eu penso sobre como tudo me afetou, o que eu sinto, porque eu faço certas coisas, porque eu ajo deste jeito. Eu perdi. Não porque eu não tive coragem de me falar, mas porque sempre me entendem errado ou me interrompem.
Não dá pra entender que apesar de não parecer, eu sou só uma adolescente que queria conversar de vez em quando? Pra idade que eu tenho eu já vivi muita coisa, já encarei muitas barras, já ouvi o que devia e o que não devia também. Mas eu continuo tento só estes poucos anos de vida. Eu não sei se consigo mais.
Se queriam fazer tudo errado, parabéns, cumpriram seu trabalho com excelência!
Acho que já chega de piadas por hoje. E não, eu não quero mais conversar.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Não há ninguém em casa.

Eu desejei ir para casa, mas não há ninguém em casa. Não neste momento.
Eu procurei alguém com quem conversar, alguém com quem dividir os pensamentos que ás vezes querem esmagar minha cabeça, procurei alguém em quem eu pudesse confiar meus segredos mais profundos, alguém que parasse tudo o que estava fazendo pra ouvir como foi o meu dia, por mais desinteressante que pudesse parecer, procurei alguém que risse das minhas histórias e que tivesse conselhos para me dar quando a história não tomasse um rumo tão engraçado. Eu procurei, mas não havia ninguém em casa.
Eu tentei fazer com que elas voltassem pra casa, mas elas insistiam em ficar do lado de fora.
Eu procurei alguém em casa, mas não há ninguém em casa. Então eu saí de casa também. E não pretendo voltar pra casa tão cedo.

xoxo; Beatriz Cardoso.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pequenos gestos...GRANDES confusões.

Incrível! Ontem prestes a dormir eu pensei neste post de hoje, anotei num papelzinho e estou aqui hoje. rs
Eu estava lembrando como a gente aqui em casa -digo eu e minhas irmãs- caíamos na porrada ás vezes só por causa que uma das ditas cujas colocavam o dedo na minha cara! Aaaah... Tudo começava com um simples tapa para jogar o maldito dedinho longe e terminava em arranhões, hematomas arroxeados, verdes, dores musculares...
Maroca e Lia tiveram uma "briga" que me fez rir litros. Não por causa da briga gente, mas porque me lembrou das brigas que tinha aqui com as minhas irmãs. Tudo por causa do dedo. -Se bobear até hoje rola um fight! Negócio aqui é sinistro!
Dedos em geral fazem gestos pequenos que causam muitas confusões. O maior exemplo é o dedo do meio! Nossa! Uma aparição daquele dedo e o mundo pode virar um caos!
Então, cuidado quando for colocar a tona o seu mais precioso gesto escroto carinhoso com o seu maravilhoso dedinho... Você pode sair machucado. Acredite!
-

Frase do Dia: "GATO COM FOME, COME PIMENTA" -Ísis (allinjustone.blospot.com) minha deusa que falou pra mim. E não é que é verdade menina? HAHÁ


sábado, 3 de abril de 2010

Talvez seja inofensivo...

Talvez não!
O assunto de hoje não há ninguém que use internet, leia jornais -ou qualquer outro meio de comunicação- que não saiba.
As famosas pulseiras do sexo. Muita gente pensa que é inofensivo, que é só uma brincadeirinha idiota e tudo, mas não é.
Outro dia eu estava lendo o jornal e vi a seguinte afirmação de uma menina de 12 anos:
"-Eu tenho todas as cores e sei o que cada uma significa".
Qual é pessoal? Eu quando tinha 12 anos eu brincava de boneca e não de transar!
Conversando com minha amiga, ela achava que ninguém fazia, era só pra dizer, mas na prática era diferente. Ok. Vamos lá.
"Menina de 13 anos é estuprada porque usava a pulseira do sexo" - isso foi manchete em muitos jornais dia 1 e não era piadinha de primeiro de abril.
Pode até ser que algumas pessoas -o que eu acho difícil- que usem a pulseira, realmente não tenham intenção de fazer qualquer coisa, mas não podemos dizer o mesmo de quem venha arrebentar.
A questão é que eles ficam dizendo para alertar os pais, colégios proibirem... Mas isso não vai funcionar porque existem pais negligentes com vários outros assuntos como drogas, por exemplo, vão se importar com uma simples "pulseirinha"? E se proibirem é pior ainda, porque tudo que é proibido brilha aos olhos dos adolescentes.
O recado que eu quero deixar não é pra pai e nem escola nenhuma. É para todos os que usam a tal pulseira:
Se quer usar, ótimo, mas aguente as consequencias e não venha chorar no colo de ninguém! Estavam todos muito bem avisados.

xoxo; Beatriz Cardoso.


♫ Música de hoje: Numb - Linkin Park;

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sexta-feira da paixão.

Se ontem foi dia da mentira, hoje é o dia da mais linda verdade. A verdade que salvou a humanidade do pecado.
Toda vez que chega a páscoa, lembramos logo dos chocolates, do coelhinho, -que chega a ser absurdo, de tão nada a ver que é- do feriado prolongado. Esse comércio todo tira a atenção do que realmente é este evento. O dia em que o senhor Jesus Cristo deu sua vida por amor à nós, morrendo na cruz.
Assistindo ao filme "A paixão de Cristo" -se você nunca viu, assista, vale a pena- eu já fico horrorizada vendo os tormentos que Jesus sofreu. E olha que é em um filme porque na vida real deve ter sido muito pior. Tudo isso por amor.
E queria também ressaltar que o meu Deus morreu, mas diferente de outros deuses, hoje está vivo e reina em glória.
Muito obrigada meu Jesus. Obrigada pela mais linda prova de amor que alguém poderia dar. E não me deixe esquecer jamais, mesmo com todo esse comércio, da maior prova da sua fidelidade.

xoxo; Beatriz Cardoso.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Tragédia!

Hoje quando eu estava indo pro jazz com as meninas, atravessei a rua sem olhar e PÁÁÁÁ! É gente, eu fui atropelada. Não foi grave, apenas alguns arranhões, um pé torcido e...
PRIMEIRO DE ABRIL!!!

Não, não aconteceu nada disso que eu falei. Mas o do post de hoje é pra dizer que eu caí em um monte de mentiras -uma pior que a outra- e fiz um monte de mentirinhas com as pessoas também.
O mais interessante do dia primeiro de abril é que a gente mente o ano todo, mas nesse dia -eu disse nesse mísero dia- a gente se supera. A gente mente mais do que de costume e temos uma desculpa ótima.
Nesse diazinho a gente não vai ficar com fama de mentiroso, não vai precisar de explicar ou se desculpar por mentir! Que maravilha! rs
Aproveita que você ainda tem algumas horas e fale o que quiser, porque amanhã é dia dois! haha.

xoxo; Beatriz Cardoso.