Quando mais nova, muitas vezes me perguntei como seria quando eu estivesse no sugundo grau, visto que minhas irmãs já passavam por essa experiência.
Nesses três anos de convivência diária, podemos afirmar que nem todos os dias foram um mar de rosas, e que houve dias que contávamos as horas para que a aula terminasse. Entretanto, podemos também afirmar que nesses três anos, houve muito mais do que puro aprendizado escolar.
Aprendemos a sermos unidos. Quem nunca disse aos pais:
- Ah, mãe, hoje eu não vou pra escola não, a turma combinou de não ir.
Compramos brigas uns dos outros. Quem nunca viu um aluno virar uma fera por ver a injustiça com seu colega?
Escutávamos que éramos concorrentes no mercado de trabalho, mas quem aqui enxergou seus colegas assim? Nós somos uma turma, e turma jamais será sinônimo de concorrência.
Que fale agora ou cale-se para sempre, quem aqui nunca amou e odiou a turma? Quem aqui nunca riu e nunca chorou com ela, ou por causa dela. Quem nunca se esforçou ou simplesmente deixou seus colegas fazerem o trabalho por você? Quem nunca colou, ou fez um trabalho de “control+C / control+V”.
Lembraremos das aulas de recreação, que interpretávamos fielmente as crianças que só queriam brincar, das tentativas de darmos algum recado importante e a turma simplesmente não parava de falar, de gritarmos uns com os outros e até de não nos entendermos.
Lembraremos também dos eventos de turismo que, em sua grande maioria, só eram divertidos porque estávamos todos lá. Da ótima organização do seminário, assim julgado pelo nosso coordenador.
Eu particularmente lembrarei-me dos dias em que pedimos dinheiro no sinal, com cartazes, caras pintadas, narizes de palhaço, para pagar o fotógrafo que na formatura irá registrar nossa vitória.
Talvez, muitos nem se vejam mais no futuro, mas talvez, tenhamos um novo começo. Porque o fim para nós, nunca significará o ponto final.
Se a função de aluno é aprender e se é vivendo que se aprende a viver, então que sejamos eternos alunos da vida.
Não há mais nada a ser dito.
ResponderExcluirLindo o post!
Não há mais nada a ser dito, além de que, minha cara tinha uma caveira vermelha quando fomos pedir dinheiro no sinal rs .
ResponderExcluirCulpa sua, amei&chorei com o post !